Translate

23 de abril de 2013

Saúde: 6 Erros Que Podem Comprometer Sua Caminhada.

Oii Meninas, hoje vou dividir uma experiencia que me serviu de lição! Me determinei a fazer algum exercício físico e escolhi a caminhada (até ai, tudo tá lindo), então sábado dei início a essa nova fase, no meu 1º dia caminhei 2h30min... é vcs leram certo (duas horas e meia), como se não houvesse amanhã, mas o amanhã chegou e junto trouxe muitaaaaas dores musculares. Sabe aquelas recomendações que a gente ouve de especialistas seja Educador Físico, Nutricionista, etc... Que tem que começar devagar, até o corpo se acostumar com a novidade de você estar se movimentando? (meu caso, não fazia nd a anoos), então.. é TUDO verdade, ouçam quem tem conhecimento, vale a pena. Diante desta situação, li muito a respeito e de tudo que li, escolhi os 6 erros mais comuns que cometemos ao escolher a caminhada como exercício físico. (Será que o meu está nessa lista?? sim, está)



Seguem os 6 deslizes:

1 - Postura errada é prejudicial
A postura é detalhe muito importante que deve ser levado em consideração. É preciso caminhar como se estivesse olhando a 20m à frente, com a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdome e alternando entre os pés e os braços. Quando o pé direito vai à frente, o braço esquerdo vai também e vice-versa. (humm, acho que eu faço isso)

2 - Não caminhar com pesos
Se a intenção é definir as pernas, caminhar com peso não é a saída. Outras opções como musculação devem ser consultadas. ( Eu quase comprei aquele quilinhos para colocar nas pernas, mto feio)

3 - Hidratar-se é fundamental
É preciso beber água antes, durante e depois da caminhada. A hidratação é muito importante para evitar o aparecimento de câimbras. Mas, até mesmo para beber água existe uma forma correta: pequenos goles, para não distender o estômago e causar enjôos. (Amoo água, isso eu ia acertar)

4 - Atenção com a alimentação
Caminhar em jejum pode ser algo muito arriscado. A pessoa pode sentir tonturas e até mesmo desmaiar. Deve-se fazer refeições leves, como uma boa fruta, fibras ou derivados de leite. ( Quem nunca?!)

5 - Nada de hiper-treinamento
Não se pode querer de um dia para o outro andar grandes distâncias e muitas vezes por semana. Isso além de causar dores musculares pode ser um fator inconsciente de surgimento de estresse. O ideal é começar com 30 minutos, três vezes por semana, em terreno plano. ( OI!? É essa foi pra mim.. )

6 - Não esquecer o alongamento
O alongamento ajuda na agilidade, facilitando a caminhada. Deve-se aquecer os músculos antes e depois da caminhada. (Nd de exagero, alongar com cuidado.)






Meninas, fazer exercícios físicos é fundamental para nos mantermos saudáveis, mas é válido lembrar das recomendações, depois disso é só se divertir e aproveitar o que uma boa caminhada pode oferecer. Chamar as amigas e/ou amigos, além de tornar o exercício mais agradável, garante que você tenha motivação para continuar cuidando da sua saúde.


Fonte: Dr. Fabio Ravaglia - médico e cirugião especializado em ortopedia.


Bju bju bju


Tenham uma ótima semana.


Sabrina Afonso :*











Nenhum comentário:

Postar um comentário