Translate

27 de março de 2014

Mergulhar é viajar por outros mundos...

Já tem algum tempo que eu me mudei para SC e aqui pude conhecer um pouquinho do mundo subaquático com o mergulho livre, aquele que qualquer um que tenha um pouquinho de familiaridade com a água, já está habilitado a fazer. O equipamento necessário é super básico e barato, apenas máscara e snorkel custam aproximadamente R$70,00.

Bombinhas- SC é um lugar perfeito para essa atividade!!! A praia da Lagoinha é nossa preferida!

Esse é um videozinho que a gente fez enquanto praticávamos mergulho livre em Curaçao, percebam que trata-se de um mergulho de superfície, nada de apneia (parte perigosa do mergulho livre que só deve ser praticada com treino e orientação), mas apenas de contemplação da riqueza da vida marinha.   


A definição do meu marido para a vida subaquática é a seguinte: "Cada vez que mergulho, sinto como se estivesse embarcando em minha nave espacial e viajando para outro planeta" Bruno Velloso 

Diante dessa fala, fomos levados a procurar uma escola de mergulho para saber sobre o curso básico de mergulho autônomo, já que tínhamos muito medo de fazer o "batismo", mesmo sabendo que é uma atividade super tranquila realizada com profissionais super qualificados. Nossa maior preocupação era saber que estaríamos 100% dependentes de outra pessoa para sobreviver. No caribe mesmo, quando as instruções seriam todas em inglês... nem cogitei, vai que eu erro!!!

Bom pesquisamos um pouco e descobrimos duas certificadoras de mergulho PADI E NAUI, observamos que a PADI é a mais famosa,  principalmente no exterior, mas as escolas que trabalham com PADI, são as mais caras. Os cursos NAUI, também possuem certificação internacional e além de menores preços tem uma metodologia de  formação mais completa, então  escolhemos uma operadora aqui mesmo em Florianópolis, Aquanauta com essa certificação. 

O curso todo teve duração de 04 dias em turno integral. Nosso professor Alexandre, era uma cara gente finíssima que nos acompanhou o tempo todo. Nos dois primeiros dias pela manhã assistíamos as aulas teóricas e a tarde fizemos as aulas práticas na piscina. Nessas aulas aprendemos sobre o equipamento, interpretar tabelas de mergulho, segurança no mergulho... Nas aulas práticas da piscina fomos submetidos a todo tipo de situação de risco que possam acontecer no mar e fomos testados para ver se dávamos conta. Os últimos dois dias são de mergulhos no mar, no caso, nosso curso nos habilita para mergulhos de até 18 metros de profundidade. Então, no primeiro dia fizemos dois mergulhos um de 15m e outro 12m e fizemos alguns dos exercícios mais importantes que fazíamos na piscina tipo alagamento de máscara, perda do lastro (pesos), perda do respirador e no segundo dia fomos 18m e 15m e nosso treinamento foi de flutuabilidade e subida sem ar. Fora isso vimos estrelas do mar, nadamos com tartarugas, trombetas...

 


Acabamos concluindo que o mergulho com cilindro é muito mais tranquilo que o snorkel. Nos apaixonamos por essa atividade e já estipulamos a meta de fazer no mínimo um mergulho por mês. Recomendo muito!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário